
Psicologia Clínica
A psicoterapia ajuda o indivíduo a reconhecer e entender situações e consequentemente, a enfrentar dificuldades emocionais, comportamentais e motivacionais. Por isso, esclarecer a mente, entendendo os próprios pensamentos e sentimentos, é um dos benefícios que podemos encontrar indo a procura de um psicólogo que estará aberto a ouvir, acolher e ajudar sem julgamentos.
Dessa forma, a terapia torna-se uma excelente ferramenta de autoconhecimento para se alcançar uma melhor qualidade de vida.
Sem limite de idade
Não existe limite de idade para a psicoterapia. Se você é um adulto maduro ou idoso, a psicoterapia poderá atender as suas necessidades individuais (física, emocional, cognitiva e social) por meio de orientações e prevenções que possam se apresentar.
Para manter, prolongar ou recuperar a sua saúde mental é possível, durante os encontros, encontrar propostas que irão ajudá-lo a descobrir soluções (como atividades de interesse) e outras estratégias individuais para melhorar o seu dia a dia.
As consultas podem ser proveitosas também para familiares e cuidadores que prestam apoio a pessoas idosas com doença e/ou dependência, e que necessitam obter mais conhecimento sobre “como cuidar melhor”.

Aprofunde um pouco mais...
Lidando com a ansiedade

Quando apresentamos ansiedade, procuramos fazer algo para se livrar dela o mais rápido possível. Mas seria importante pensar que se livrar da ansiedade pode não ser um bom modo, porque ela nos alerta de perigos. O ideal é ajustá-la para que ela não seja constantemente disparada.
Ao avaliarmos o nível de ameaça de uma situação, aprendemos a ajustar o alarme para que não dispare com frequência. Com isso, conseguimos aumentar a confiança em nossa capacidade de lidar com situações que nos deixam ansiosos.
A ansiedade pode se manisfestar em várias formas:
-
Ansiedade social
-
Transtorno do pânico
-
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
-
Preocupações excessivas com a saúde
-
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Para cada tipo de ansiedade, existem abordagens específicas que poderão ser melhor entendidas e então, resolvidas durante as sessões de psicoterapia.
Treino de habilidades sociais

As habilidades sociais são comportamentos que aprendemos de forma natural dentro das relações, porém algumas vezes nos encontramos diante de situações que não sabemos conduzir e que se refletem em momentos de dificuldade nas relações. Por essa razão, é importante que possamos aprender a entender os motivos pelos quais apresentamos certos comportamentos e assim, receber apoio.
O apoio contribui para que possamos um benefício nas interações sociais, permitindo um melhor desempenho da comunicação: CNV (comunicação não-violenta), empatia, assertividade, manejo de conflitos e resolução de problemas interpessoais, expressão de afeto e outras formas de expressão em público.
Mindfulness

"Mindfulness significa prestar atenção de uma certa maneira, de propósito, no momento presente e sem julgamentos."
— Jon Kabat-Zinn
Mindfulness refere-se a um estado mental ou psicológico que estão presentes em todos os indivíduos em maior ou menor intensidade. Ao treinar o estado mental, permitimos que a atenção seja aprimorada. Com isso, aprendemos a observar os próprios pensamentos que se provocam ansiedade, depressão, dores e fadiga crônica. O treino amplia o olhar para além das dificuldades diárias, sintonizando o presente com a diminuição de preocupações futuras e questões passadas, o que possibilita a mente sair do piloto automático.
“Você não pode parar as ondas,
mas pode aprender a surfar.”
— Jon Kabat-Zinn